AÇÃO DE MOBILIZAÇÃO COM OS PESCADORES ARTESANAIS

Café da manhã reúne pescadores de diferentes pontos da laguna de Araruama

No dia 23 de junho, o Projeto de Educação Ambiental Observação promoveu, em Araruama, um evento intitulado “Café da Manhã com o Pescador”, com o objetivo de mobilizar os pescadores para as ações do Observatório e aproximar, interagir e apresentar o projeto para os pescadores, esclarecendo seus objetivos e tirando as dúvidas existentes quanto sua atuação no município. Neste evento contamos com presença de pescadores artesanais de Iguabinha, Ponte dos Leite, Pontinha do Centro e Praia Seca.

Pescadores de Araruama participam de dinâmica para mobilização da categoria

O acolhimento dos convidados ocorreu no primeiro momento do encontro, quando interagiram entre si e tiveram a oportunidade de visualizar as fotos das atividades realizadas ao longo dos anos pelo Observação e assistiram aos curtas documentais produzidos pelo projeto. Para iniciar o evento foi realizado uma apresentação do projeto observação onde foi apresentados os objetivos e as ferramentas metodológicas de Comunicação Popular e do Teatro do Oprimido, utilizadas no monitoramento socioambiental.

Os pescadores artesanais relataram problemas em relação a poluição da laguna que inviabiliza a pesca. O pescador Amarildo relatou o desaparecimento das espécies de peixes da laguna devido a essa poluição, sendo necessária a realização de uma dragagem no Canal Itajuru, que liga a laguna ao mar.

Interação para mobilização

Após a apresentação foi realizado uma dinâmica denominada “Teia”, que foi alterado para “Rede” em homenagem aos pescadores. Nessa dinâmica os pescadores se apresentaram falando de sua relação com a laguna e como essa categoria pode se organizar pela busca de seus direitos.

O evento contou com momentos de descontração, como uma brincadeira de pescaria com sorteios de brindes para os participantes, incentivando a troca de experiências entre o Observação e os pescadores artesanais com a finalidade de fortalecer esse grupo na participação nos espaços de decisão e sobre a importância da preservação do meio ambiente.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.