REDEFINIÇÃO DE PERÍODO DO DEFESO

IBAMA faz reunião com pescadores de São Francisco de Itabapoana para discutir a mudança do período de defeso

A reunião aconteceu na Colônia Z1 em Gargaú,  no dia 17 de Agosto, com a finalidade de ouvir os pescadores artesanais das comunidades pesqueiras locais.   

O IBAMA vem observando divergências no período de defeso nos estados do ES e RJ, por isso a necessidade de ouvir e discutir esse assunto com os pescadores para que não ocorra nenhum erro na época das desovas do camarão e piracema.

Essa reunião foi dividida em duas etapas: Pesca Marinha (Camarão) e Pesca de Rio(Piracema). Na pesca marinha, os pescadores vem observando que o defeso está um mês adiantado, isto porque, o defeso começa em Março que para eles deveria começar em Abril, visto que no termino do defeso os camarões ainda estão em desova. Alguns pescadores sugeriram que o defeso deveria ser de seis meses, porque esse período seria o suficiente para proteger a mãe e o filho, entre fevereiro a julho.

Em relação a piracema, onde o período de defeso é de novembro a fevereiro, alguns pescadores sugeriram que poderia ser de Outubro a Janeiro.

Encaminhamento

O IBAMA deixou como encaminhamento que a colônia Z1 se reunirá com os pescadores para aprofundar essa discussão e apresentar na próxima reunião que irá acontecer em Macaé com data ainda indefinida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.