POLÍTICA EDITORIAL

Política Editorial do Site PEA OBSERVAÇÃO

O site PEA OBSERVAÇÃO é um espaço institucional colaborativo e instrumento de diálogo dos Observatórios com organizações pertencentes aos grupos sociais vulneráveis. Isso significa que o site tem uma linha que o atravessa: Reportar as ações e mobilizações realizadas pelos sujeitos prioritários que se encontram em estado de maior vulnerabilidade socioambiental, impactados pela cadeia produtiva do petróleo. Como também reportar as atividades e demais ações dos Observatórios que vão ao encontro e fortaleçam estas ações e mobilizações realizadas pelos sujeitos prioritários.

O site é um instrumento que agiliza a comunicação e permite rápida sistematização de informações que são de interesse direto para os estudos e para a realização do monitoramento.

O site tem três finalidades básicas:

– Proporcionar informações essenciais sobre o andamento do projeto, metodologia utilizada, e outras de caráter institucional;

– Apresentar o andamento do monitoramento, servindo como mais um espaço de divulgação e organização em torno dos resultados obtidos nas atividades de cada Observatório;

–  Estabelecer um canal formal de comunicação entre todos os participantes do projeto.

Para colaborar com o site PEA OBSERVAÇÃO, por favor, atente para as diretrizes abaixo. Elas servem para orientar novos e antigos colaboradores e tornar os conteúdos do site mais úteis e direcionados à linha editorial e à abordagem que os sujeitos prioritários merecem!

O que pode ser publicado?

Conteúdos de audiovisual, como vídeos e programas de web rádio, como também conteúdos de texto contendo fotos (Em caso de foto com propriedade indicar o nome autor, ex.: Foto Fulano de Tal. Foto sem autoria conhecida indicar como REPRODUÇÃO.)

Estes conteúdos devem ser referentes à:

– Resultados do monitoramento, que devem ter sido previamente debatidos com os sujeitos prioritários ou terem sido validados pelos mesmo no momento das devolutivas.

– Atividades realizadas pelos OBAs, tais como visitas, conversas e articulações com outros PEAS ou instituições que dialogam com os objetivos do projeto e do Plano de Trabalho da Fase III.

O PEA OBSERVAÇÃO, assim como os Observatórios, não têm vinculações partidárias e não promovem partidos políticos ou candidatos. Por favor, não publique colaborações com esta finalidade no site PEA OBSERVAÇÃO. Conteúdos que sejam considerados claramente como propaganda ou que se enquadrem como instrumentos de campanha eleitoral serão removidos do site.

A mesma regra vale para conteúdos com finalidade comercial ou qualquer tipo de publicidade. Essas publicações podem ser enquadradas como spam e serem removidas do site.

Conteúdos que violem estes princípios, ou qualquer das leis vigentes no país, serão removidos do site. Isso não significa, no entanto, uma política de moderação arbitrária. Cabe aos editores do site PEA OBSERVAÇÃO, nos casos omissos, a decisão final sobre se uma colaboração se encaixa ou não na política editorial.

Para manter um conjunto coerente de colaborações com a proposta do site PEA OBSERVAÇÃO, nossa equipe pode entrar em contato com o colaborador caso o tema não esteja de acordo com a política editorial e sugerir que seja feito algum ajuste. Nos casos mais graves, o conteúdo poderá ser removido do site. Mas é claro que preferimos não fazer isso! Então, por favor, colabore!

Especificações técnicas

– Os textos devem ter no máximo 3 (três) a 4 (quatro) parágrafos. Cerca de 70 a 200 palavras no total, equivalente a cerca de 400 a 700 caracteres no total.

– Devem ser escritos de forma impessoal, na terceira pessoa, ou seja, não utilizar “eu” ou “nós”.

– As fotos devem ter pelo menos 100 dpi de resolução, com dimensões acima de 2000 pixels de altura ou largura.

Regras de Convivência

Como sabemos, todo espaço democrático precisa de regras. O site PEA OBSERVAÇÃO não é diferente. Para participar e contribuir para que este espaço seja sempre estimulante e interessante, sugerimos abaixo algumas reflexões sobre o comportamento dos usuários.

Em primeiro lugar, o Observatório não deve:

– publicar material protegido por direitos autorais sem a devida autorização (na dúvida sobre quais conteúdos são protegidos, entre em contato com os administradores do site);
– publicar conteúdo desrespeitoso, calunioso ou difamatório;
– usar linguagem textual, áudio, vídeo ou imagem ofensiva, obscena ou indecente;
– violar qualquer lei municipal, estadual ou federal em vigor;
–  publicar conteúdo cujo teor contrarie preceitos que constam da Declaração Universal dos Direitos Humanos e demais tratados e convenções a ela relacionados.

Denúncias

Caso tenha alguma reclamação ou denúncia a fazer sobre algo publicado no site PEA OBSERVAÇÃO, por favor entre em contato com a administração do site. A administração do site se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, remover qualquer perfil, conteúdo ou comentário que possa ser considerado contrário às regras aqui expressas ou às normas legais em vigor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.